PEREGRINOS DE ESPERANÇA: CAMINHO, SEGUIMENTO E TRAVESSIA

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

PEREGRINOS DE ESPERANÇA: CAMINHO, SEGUIMENTO E TRAVESSIA

Retiros dos Ínteres 2025 é realizado em Fortaleza com participação significativa de formandos e formadores

 

Motivados pelo tema do Ano Jubilar, “Peregrinos de Esperança”, cerca de 50 formandos(as)  residentes em Fortaleza e outras localidades do Ceará, vivenciaram, nos dias 21 e 22 de junho, o Retiro dos Ínteres 2025. A iniciativa do Setor de Formação Inicial da CRB Ceará busca, já há três anos, promover um espaço-tempo de oração e discernimento para todos aqueles e aquelas que ao longo do ano participam dos encontros de convivência e formação do Aspirinter, Postulinter, Novinter e Juninter.

Neste ano, o retiro foi realizado na Porciúncula, uma das casas das Irmãs Missionárias Capuchinhas, em Fortaleza. Antecedido pelo “São João da CRB Ceará”, na noite do dia 20 – o que possibilitou uma integração prévia entre os retirantes e outros(as) religiosos(as) que participaram da festa – desta vez, o retiro contou com a assessoria do Centro Magis Inaciano de Juventude. Uma equipe, juntamente com o Ir. Renato Correia, SJ, conduziram os momentos de reflexão e oração.

Para o Ir. Renato, “acompanhar e orientar este retiro, vivido na experiência dos Exercícios Espirituais, foi uma graça muito especial.” Segundo o jesuíta, “foi muito bonito ver a riqueza dos diversos carismas reunidos, mas unidos no mesmo desejo: escutar a voz de Deus e responder com generosidade. (…) foram dias de reencontro com o essencial: perceber o que nos movimenta, dar nome às moções e ordenar tudo para Deus.”

Formadores e formadoras também participaram do retiro, colaborando inclusive com a sua organização. Ir. Elizete, da Equipe de Coordenação do Postulinter, destacou que “para muitos foi o primeiro retiro inaciano e que marcou profundamente. Para os que já conheciam esse método foi uma nova experiência e oportunidade de aprofundamento do seguimento pessoal de Jesus Cristo.”

Dos aspirantes aos junioristas, as ressonâncias também foram muito positivas. Jennifer Maria, aspirante das Filhas de Santa Maria da Providência, ficou agradecida pelo carinho na preparação do retiro. Segundo ela, “a experiência do Retiro dos Ínteres foi algo que acrescentou muito na minha vida a ponto de conseguir olhar para a Jennifer antes e depois…”.  Já o jovem Felipe Roldão, postulante dos Irmãos Maristas, considerou a experiência muito significativa, “fortaleceu minha caminhada, minha missão, minha vocação (…) valeu a pena ser vivenciado e fez total diferença no processo formativo.” “O retiro foi um tempo de profunda escuta da Palavra e da voz de Deus… levo comigo a certeza de que nunca estou sozinho”, destacou Fr. Adriano, juniorista da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Esteve também presente no Retiro, Ir. Disterro Rocha, Coordenadora Regional, que animou os presentes a continuarem a caminhada reconhecendo-se terra santa, onde Deus mora. “(…) que vocês possam continuar cultivando todos os valores que cada congregação, cada comunidade coloca no coração. Cuidem bem disso, cuidem com amor do valor da vocação. (…) quando nós olhamos para vocês, essa juventude que quer dizer sim, que está nos caminhos do discernimento, isso nos anima muito. Por isso cuidem da vocação!”, reforçou Ir. Disterro.

Publicações recentes

Nota de Pesar | Papa Francisco

A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) manifesta, com profundo pesar e firme esperança na ressurreição, sua comunhão com toda a Igreja no mundo pelo

plugins premium WordPress